buscapé/bondfaro

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

PARTE DO IR PODE AJUDAR CRIANÇAS E ADOLESCENTES


Anualmente, o CRC SP, por meio da Comissão de Projetos Sociais, promove a campanha Uma Ação que vale um Milhão, visando incentivar doações aos Fundos e Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente. As destinações podem ser feitas até o último dia útil do mês de dezembro.
Pessoas físicas e jurídicas podem doar parte do Imposto de Renda devido, contribuindo para melhorar a vida de crianças e adolescentes. O limite de doação para pessoas físicas é de 6%, enquanto pessoas jurídicas podem destinar até 1% do IR.
O formulário utilizado pela pessoa física deverá ser o completo. A Pessoa jurídica deverá seguir o Regime de Lucro Real. Ao preencher a declaração, é preciso informar sobre a doação em campo específico. O valor será consideração renúncia fiscal.
Fumcad (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) da cidade de São Paulo possui em seu site a opção de doação pela internet, pelo link “Clique e doe”, que fica na página principal.
Nas doações feitas da o Fumcad paulistano, o contribuinte pode fazer uma doação direcionada, escolhendo as entidades e os projetos para os quais deseja reverter sua destinação. Há entidades que atuam em áreas socioeducativas, de esporte, cultura ou lazer.
A campanha possui uma cartilha elaborada para esclarecer todas as dúvidas sobre como realizar as doações. No site, há também uma lista com alguns dos Fumcads do Estado de São Paulo.
Além de incentivar os Contabilistas a fazerem destinações, a campanha busca incentivá-los a informar seus clientes sobre as doações.
Passos para a doação
1. Calcule o valor máximo de sua destinação utilizando o simulador no site da campanha Uma Ação que vale um Milhão. Pessoas físicas podem destinar até 6% do Imposto de Renda devido e devem preencher a declaração utilizando o formulário completo. No caso de pessoas jurídicas, o limite é de 1% e é necessário seguir o Regime de Lucro Real.
2. As doações devem ser feitas por meio de depósito identificado na conta do Fundo com o nome e CPF ou CNPJ do doador. Antes de efetuar o depósito, é importante verificar se o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade possui Guia de Recolhimento específica para o depósito.
3. Para receber o recibo da destinação, o doador deve entrar em contato com o Fundo e informar nome completo, CPF ou CNPJ, endereço e telefone para contato. O recibo será o comprovante de doação perante a Receita Federal.
4. Ao preencher a Declaração de Imposto de Renda, o doador deve informar que fez uma doação. No formulário da declaração do Imposto de Renda, há um campo para informar o valor e a data de doação e o CNPJ do Fundo que recebeu os recursos. Assim, quando a declaração for enviada, a doação será considerada renúncia fiscal pela Receita Federal.

Sem comentários:

Enviar um comentário